19.7.07

Há quem devesse ter atravessado aqueles portões

A Selecção Nacional de Râguebi tem planeada, inserindo-se no seu programa de preparação para o Campeonato do Mundo que terá lugar em França, em Setembro, uma curta temporada na Escola de Fuzileiros, em Vale do Zebro. Não sei se a iniciativa partiu do próprio seleccionador (Tomás Morais) que muito prezo e admiro e a quem o râguebi nacional deverá estar reconhecido. Lembro-me dele, bem mais pequeno, quando acompanhava o irmão Nuno aos jogos, esse sim, um velho conhecido de outras andanças quando ambos disputávamos a oval. Ele talonador do Dramático de Cascais (e da Selecção Nacional) e eu ponta esquerda do S. Miguel. Mas não me admirava nada que a ideia tivesse partido do Tomás, que já deu provas de ser um líder por excelência e um exímio “manobrador” da moral dos seus atletas. A Escola de Fuzileiros conheço-a bem, já que lá me foi “imposta” uma bóina azul ferrete (ainda a tenho) que simbolizava a passagem de Cadete a Fuzileiro por mérito próprio. Ou muitas coisas mudaram, e muito, o que não me parece, ou outros locais haveria com melhores condições para o estágio. Mas uma coisa deve manter-se inalterada: lá preparam-se guerreiros. E o Tomás deve saber. Como também deve conhecer, os dizeres que a Porta de Armas ostenta e dá a ler a quem passa por aqueles portões. A Pátria Honrai que a Pátria Vos Contempla. As nossas selecções de futebol dos mais jovens deveriam ter atravessado aqueles portões...

8 comentários:

Helder Robalo disse...

Caro Mike,
Antes de mais uma breve explicação: cheguei a aqui através do blogue da Once.
Quanto ao post, permita-me discordar numa coisa: "Ou muitas coisas mudaram, e muito, o que não me parece, ou outros locais haveria com melhores condições para o estágio". Creio que a ideia do estágio é preparar os homens para as duras condições da prova, como por exemplo os All Blacks. Não me parece que se pretenda dar à selecção, que até o merecia, um estágio de luxo, com direito a tudo de bom e do melhor.
Mas esta, claro, é apenas a minha opinião.
Um abraço

P.S. - Convido-o a passar no Pensamentos.

Mike disse...

Muito bem vindo, h.r.
Eu é que não me fiz entender. Partilhamos a mesma ideia, essa de preparar os homens para as duras batalhas que se avizinham. Estão no local certo, porque guerreiros terão que ser. E se fosse só a Nova Zelândia... Até chegarmos à Roménia (espero que ainda haja 15 em condições) ainda teremos que passar pela Itália e ser devastados pela Escócia.
Um abraço.

CPrice disse...

"a Pátria vos contempla .." .. bonito isto .. e deveria "funcionar" como .. motivo de orgulho? é .. acho que sim.
:)

Mike disse...

Apenas e só, once. Sem esperar nada em troca a não ser o sentimento do dever (cumprido). Por mim a frase poderia ficar-se pela Pátria Honrai. :)

L. Rodrigues disse...

Pois claro, porque se não,
lá se legitimava todo o tipo de patifarias quando a pátria não estava a olhar.

É mais interessante do que me parecia quando comecei a escrever o comentário, esta questão.

Mike disse...

Não sei a origem da frase e não a encontro em lado nenhum. Mas deve ser antiga já que os Fuzileiros, segundo rezam as crónicas foram criados no século XVII, salvo o erro. A verdade é que sempre me soou a uma coisa do tipo porta-te que assim ganhas um chupa. E também é verdade que sou mais apologista do apenas e só porta-te bem.

José, o Alfredo disse...

Não sei se seria boa ideia o pessoal da bola redonda ir estagiar aí. Em vez de umas chapadas relativamente inócuas nos adversários e de actos totalmente pueris e imbecis, como o de tirar o cartão ao árbitro, passavam a esventrá-los e a comer-lhes os fígados...

Mike disse...

Se calhar tens razão. Acresce o facto de, também se calhar, muitos deles não saberem ler, ou a frase da Porta de Armas lhes passar despercebida, ou não entenderem o que essa simples frase significa.

Arquivo do blog