30.7.07

Não há bons ditadores. Mas há uns melhores que outros.

There are no good dictators. But some are better than others. The best dictators permit freedom of expression, rule of law and economic growth, creating a democratic-minded middle class that eventually pushes them aside. Think South Korea. The worst dictators, by contrast, grind down civil society, breeding poverty and sectarian hatred and pulverizing all the institutions from which liberalism might grow. The worst dictators eventually leave too, but when they do, all hell breaks lose. Think Iraq.

How to Deal with Dictators
By PETER BEINART

De repente, e mesmo depois de ter lido o artigo (sinceramente acho que devem poupar a paciência para outras coisas), dei comigo a pensar, olha que se calhar uma daquelas “ditaduras melhores que as outras” até não são assim tão más, quiçà até melhores que algumas democracias...
Fez-me lembrar uma história, que porventura conto aqui com algum despropósito e que me foi contada em S. Paulo. Dizia-me então alguém que na América Latina, se as ditaduras forem “suaves” até são preferíveis às democracias. Ora essa, porquê? Porque roubar todos roubam mas se estiverem 20 anos no poder roubam com mais calma, o povo sente menos e o país não sai tão penalizado. Se souberem que vão a votos dali a 4 anos é o ver se te avias...
Já na altura não convencido pensei, pensamentos encobertos sob a frase “é um ponto de vista”, deixem-me estar e ficar com a boa e velha democracia. Assim, como assim, não vá o diabo tecê-las...

2 comentários:

CPrice disse...

equilibrio ? .. dificil isso.

:)

Mike disse...

humm... arrisco-me a dizer... impossível. :)

Arquivo do blog