27.9.07

Será que tenho fé?

Fé... o mesmo que acreditar ou confiar, sem lhe estarem associadas evidências físicas reconhecidas pela comunidade científica. Fé... palavra que uso por vezes (não usamos todos nós?) desprovida de conteúdo, significado ou convicção religiosa. Tive fé que a minha filha se formasse, tive fé que o meu filho entrasse na faculdade, não tinha muita fé na adaptação do mais novo à nova escola, às vezes tenho fé no Sporting, outras não, não tenho muita fé (mas tenho alguma) que me saia o Euro Milhões este fim-de-semana... enfim, a minha fé parece que é diferente da fé verdadeira, da fé que vem nos dicionários, da fé de que se fala nas igrejas. Isso quer dizer que não é fé? É que ao meu acreditar ou confiar estão associadas evidências físicas reconhecidas pela comunidade científica. Tive fé na mais velha porque lhe reconheci trabalho e dedicação; tive fé no mais velho porque, a certa altura senti que ele acordou para a vida e o vi a estudar (e paguei explicações de matemática); não tinha muita fé na adaptação do caçula por isso mesmo, por ser caçula e porque mudanças de escolas antes dos três anos nunca são bem vindas (não preciso de nenhum psicólogo para saber isso); tenho fé no Sporting quando a equipa está a jogar bem, caso contrário a fé esbate-se ou vai-se, mesmo; e a pouca fé no Euro Milhões deixa de ser pouca para se transformar em nenhuma se não jogar (por falar nisso, há que pôr um lembrete no sacrista do zingarelho). Raios, alguém me ajuda? O que eu tenho é fé ou não? Então se é, como explicar o facto de lhe estarem associadas evidências físicas? Acho que o que eu tenho às vezes não é fé... é outra coisa qualquer. Então porque é que lhe chamo fé?

2 comentários:

CPrice disse...

Aos deuses peço só que me concedam O nada lhes pedir"
- Ricardo Reis (heterônimo de Fernando Pessoa)

só para ajudar a definição que procura .. se bem que estou ciente não ajuda em nada .. (risos) ;)

tenha um excelente week-end Mr. Mike ..

Mike disse...

Gosto dessa do Ricardo Reis, mas... está "cientemente" correcta (risos).

A eles peço-lhes que lhe concedam um excelente week-end, a si e à princesa...

Arquivo do blog