11.2.08

Objectos de culto (III). Um momento de cumplicidade único. Um cortejar demorado, sem pressa.

Ainda hoje, na Fábrica de Charutos Partagas em Havana, se mantém a tradição do leitor de serviço ler para um microfone, da primeira à última página, o Granma, jornal do regime que foi buscar o nome à embarcação que trouxe de regresso a Cuba Fidel Castro, em 1956. Mantém-se a tradição porque, reza a lenda, no final do século XIX, princípio do século XX, já havia um leitor de serviço para os trabalhadores das plantações, só que nessa altura o que se lia era Shakespeare e Alexandre Dumas. Daí os nomes dos célebres charutos Romeo y Julieta e Montecristo. Actualmente talvez o nome Cohiba seja o mais conhecido quando se fala de um puro. Cohiba, uma marca que surgiu em 1966, sendo registada três anos mais tarde, e que quando em 1982 apareceu nas melhores tabacarias do mundo, já era conhecida como um "Embaixador Extraordinário" da nação cubana, pois era oferecido como presente diplomático, além de ser o charuto preferido de Fidel Castro. O charuto tem alma. A sua degustação é um ritual sem igual que requer tempo. Um momento de cumplicidade. Um cortejar demorado, sem pressa, saboreado minuto a minuto. A simples contemplação da caixa, onde cada charuto é único, já estimula a imaginação. Abri-la cuidadosamente e olhá-los perfeitamente alinhados e em harmonia dá início à descoberta de um aroma libertário, uma mescla de tabaco e madeira de cedro. Depois há o escolher, o acariciar, o escutar a melodia das folhas quando apertadas entre os dedos, antes do inevitável corte, feito a preceito. De seguida há que desfrutá-lo... calmamente... e ele entrega-se a nós como uma gueixa, bela em seu próprio estilo, graciosa, flexível e forte, num acto de submissão que exige toda a atenção.

5 comentários:

CPrice disse...

confesso que nunca me tinha passado pela cabeça degustar um charuto .. e tal associação a um corpo de mulher parece-me demasiado redutor. Para a gueixa coitada ..
Mas isso sou eu que de charutos não percebo nada .. já de palavras ;)

Enjoy Mr. Mike .. as long as away from me .. lol

Anónimo disse...

Intrigado fiquei, miss Once... away from you porque o fumo a incomoda, presumo eu (risos)... é que nunca degustei uma gueixa (risada), ao contrário de charutos, mas creio que o acto de submissão vai para além do aspecto corporal... mas isso sou eu, que de gueixas não percebo nada... já de charutos... ;)
Pelo menos com os charutos não há gueixas gueixosas... eles não se gueixam... lol

CPrice disse...

bom Mr. Mike então deixe-me que lhe escreva que lendo o seu texto ninguém perceberá essa ignorância .. (risada)

sim sim .. o fumo e o cheiro incomodam-me sobremaneira ..

Anónimo disse...

Ora, é amabilidade da sua parte :)

Anónimo disse...

vá lá, vá lá

escutamos dieu dur les fumeurs

http://www.youtube.com/watch?v=PDd7z9cfCgM

abraços my friend

há muite que não fumamos um havane

,)

L.

Arquivo do blog