19.3.08

Solidão

É a fraqueza do homem que o torna sociável; são as nossas mi­sérias comuns que levam os nossos corações a interessar-se pela humanidade: não lhe deveríamos nada, se não fôssemos homens. Todos os afectos são indícios de insuficiência: se cada um de nós não tivesse necessidade dos outros, nunca pensaria em unir-se a eles. Assim, da nossa própria enfermidade, nasce a nossa frágil fe­licidade. Um ser verdadeiramente feliz é um ser solitário; só Deus goza de uma felicidade absoluta; mas qual de nós faz uma ideia do que isso seja? Se algum ser imperfeito se pudesse bastar a si mes­mo, de que desfrutaria ele, na nossa opinião? Estaria só, seria mi­serável. Não posso acreditar que aquele que não precisa de nada possa amar alguma coisa: não acredito que aquele que não ama na­da se possa sentir feliz. (Jean-Jacques Rousseau, in 'Emílio')
Hoje senti-me mais só, pai.

6 comentários:

Anónimo disse...

A solidão é, de verdade, uma coisa horrenda. Claro que não me refiro àqueles momentos em que escolhemos estar sós-esse estar só procuro eu muitas vezes-, mas às horas em que isso nos faz sofrer.
O natural é que precisemos dos outros.

Anónimo disse...

É muito raro sentir-me só, muito raro mesmo. Só que hoje... mas amanhã é outro dia :)

cs disse...

Este texto tocou-me muito fundo. Gostava de escrever assim. Tenho dias assim.

:)

Anónimo disse...

não deites mal

à solidão

é verás

como pode ser ela

tão boa

companheira

...

ab's

L.

Unknown disse...

"
- Se eh solidao que procuras eh solidao teras...
- Mas eu nao sei o que procuro...
- Entao so seras...
"

Pois...lol...

Aprecio a solidao como uma dadiva quando vem, mas concordo, nao vem muitas vezes... ;-)

Abraco Mr Mike...

Anónimo disse...

... Serei já não é mau Jose (risos)... e solidão é um estado temporário que no meu caso vem por bem (risos)...
Abraço meu caro.

Arquivo do blog