21.5.08

Emigrar. Para onde?

Li um artigo de Joel Neto que nos dava conta de um país com água, muita água e mais água. Para onde quer que vamos, é isso que se encontra. Bem sei que o meu elemento é fogo, mas dou-me bem com água. Nesse país está líquida no Verão e sólida no Inverno. Humm... nada como aprender a patinar. Fala-nos de terra, para além de água, paisagem a perder de vista e beleza de cortar a respiração. Por aqui estamos conversados. E as pessoas? Apenas 17 habitantes por quilómetro quadrado, um paraíso interminável, onde parece não haver Homem. O tempo divide-se entre um Inverno em que quase não há dia e um Verão em que quase não há noite. Bem, não há problema, eu rendo mais a trabalhar à noite, mas também me desenrasco a trabalhar de dia. E os tempos livres? Passados em spas, passeios ao ar livre, ski, desportos radicais, por aí. Olha, até me agrada. E onde é isso? Que país é esse? É a Finlândia, o país onde, segundo Bruxelas, e apetece-me acreditar no que Bruxelas diz neste caso, vive o povo mais feliz da Europa. Esperem aí, esse não é o país em que a taxa de suicídios, apesar de ter diminuído, continua elevadíssima? É! E dizem que é, porque tanta felicidade também pode matar. Ora, isso é lá com eles, não com um emigrante português. Nós portugueses não sabemos o que é ter assiiiiiiiim tanta felicidade, por isso acho que essa molesta não me atacará. Está decidido. Não vou emigrar para a Finlândia... por enquanto.

21 comentários:

ana v. disse...

Finlândia, Mike??!! Um homem das savanas????? Essa não esperava de si. E o sol? E o calorzinho, que é tão bom? E... um homem cujo elemento é Fogo, a viver no gelo? Eu até não me importava de ir à Finlândia conhecer aquilo, mas para viver... jamé, como diria um intelectual da nossa praça.
E digo eu que sou uma mulher do Sul, definitivamente e cada vez mais.

PS: Apaguei, sem querer, um comentário seu lá no estaminé. Peço desculpa. Volte lá e dê um ar da sua graça, enquanto não congela lá no polo norte. Brrrrrrr!

Anónimo disse...

Ana, pois se calhar essa é uma das razões para não emigrar para lá... por enquanto. Sol? Qual sol? Ah, de repente pensei que estávamos em Maio, mas não, ainda faltam 2 meses... ai esta cabeça... :)
Mas era assim tão ruim o comentário? Eu nem digo palavrões... :) :)

José, o Alfredo disse...

Não vás atrás de tudo o que diz a lagartagem. Uma das razões da felicidade dos finlandeses deve ser a língua, que é das mais bonitas que existe. Mas podes perfeitamente aprender a língua e continuar a viver em sítios onde o gelo aparece onde lhe compete, ou seja, dentro de copos com whisky ou rum... Por outro lado, talvez fosse um bom cenário para o tão aguardado duelo automobilístico!

nocas verde disse...

Alinho com a Ana V. Se bem que ainda faltam, como diz mui correctamente, para aí dois meses para o começo da D. Vera... desculpe, Primavera, prefiro este Sol que, ainda zangado connosco, há de aparecer brilhante, português e sorridente. Lembro-me em Londres quando, num dia em que o Sol inglês (murcho, murchinho) os abrilhantou com um esgar, fui encontrar metade dos londrinos altamente delirantes em poses biquinescas a "curtir". - E isto lá é sol? dizia eu, verde de saudade do meu SolTuga... Imagine na Filândia. :) E para mais, aqui a Verde diz dia é dia... noite é noite... o resto são invenções dos americanos (ouvi esta um dia :))

ana v. disse...

Pois, esta primavera está tímida, lá isso é verdade. Mas mesmo assim prefiro mil vezes a nossa luz (mesmo sem sol), que aquece a alma. Estou com o José, o Alfredo: não acredito muito na felicidade de um povo que nunca sabe o que é o calor do sol.

fugidia disse...

Hum...
Caro Mike, não percebo!
Finlândia?
Só se for para visitar... olhe, assim como assim, além do post, do almoço e da mousse, quero uma viagem à Finlândia depois de a Ana e eu ganharmos o tão esperado (diz bem, o seu amigo José, o Alfredo - só não percebo o porquê de ser na Finlândia...) duelo!
Parece-lhe bem?
<:o)))

Anónimo disse...

Então já não é mau, José. Temos uma língua bonita e muito gelo ara meter nos copos. ;) E estou de acordo contigo, seria um bom cenário para o duelo... elas a escorregar e a cair para o chão, quer dizer, para o gelo que nem as pedras a cair para o copo, mesmo antes de chegarem ao carro. Nem contem comigo para pendura, se já é difícil para elas conduzir bem em asfalto, imagina no gelo... (risos).

Anónimo disse...

Humm... oh Nocas Verde, gostamos tanto deste nosso solzinho mirrado... mas depois não nos queixemos deste nosso paízinho mirrado, também. ;)

Anónimo disse...

Ana, não sou eu que digo, é Bruxelas. ;) E se bem pergunto, se não são assim tão felizes, porque não há finlandeses emigrantes?

Anónimo disse...

Fugidia, por esta altura já deve ter percebido o porquê da sugestão (solidária) do meu amigo José... (risada).

fugidia disse...

Humpfrr...

E o Mister já deve estar, enervado (as risadas são só para disfarçar), a fazer contas à vida e a pensar: «onde é que eu me meti com esta mania de não estar caladinho!...»
Sai-lhe caro o duelo, meu caro, sai-lhe caro!
:-p

Anónimo disse...

Fugidia, ainda está para nascer a mulher que me veja enervado. (muitos risos). Já a menina... consta que ferve em pouca água... enerva-se, entende? (gargalhada). Mas está no post certo. Finlândia, muita água e não é preciso sol para a ferver que a menina trata disso... (eu não páro de rir).

fugidia disse...

:-) :-) :-)

Óptimo, Mister: e assim, depois do duelo, tenho água quentinha para um bom banho de relaxamento! :-p

O Réprobo disse...

Meu Caro Mike,
perdoará a este indiscreto amigo e admirador que revele a razão de Se sentir tão atraído pela Finlândia: não é lá que fica a Lapónia? o Nosso Mike quer é ter Pai Natal o ano inteirinho!

Depois, se o Amigo José, o Alfredo, está certo quanto à beleza da língua, há a considerar a complicação dela! Pior dizem que só o Magiar, o qual lhe é aparentado.

Por fim, o Distinto Bloguista só terá legitimidade para trocar a vizinhança da Nocas Verde pela da Nokia Azul quando mudar para o Belenenses. Tenho dito!
Abraço

nocas verde disse...

Caro Réprobo,
Que o Sir Mike vá para onde as borboletas voam ou para Chez São Nicolau, até vá que não vá. Que me troque por um mero Nokia, bem... pode ser... mas mudar-se para o Belenenses?????? é que a-a-a-a-té fi-fi-fi-fico gaga de penssssssssar nissssso. :)

Luísa A. disse...

Gosto de dias curtos e de noites compridas, Mike, mas também gosto – ou preciso – de ver Sol nesses dias e estrelas nessas noites. Contraproponho-lhe a Nova Zelândia, onde dizem que há espaço e clima para todos os gostos. E que tem a não desprezível vantagem de ficar nos nossos antípodas. :-)
P.S.: E, sim, Nocas, estou solidária com a sua indignação. :-D

Anónimo disse...

Luísa, e gosta e sabe, serenamente, contrapropor. Por isso, a um cavalheiro, isso não poderia passar despercebido. Resultado? Terá, com brevidade, uma contraproposta de acordo com o que gosta. :)

Anónimo disse...

Caro Réprobo, Belenenses? Acabou de criar a oportunidade para eu lhe dizer que é um privilégio juntar a minha voz à da Ana. Jamé, meu Caro. E tenho dito!

Anónimo disse...

Pronto, Nocas Verde... a senhora deu em desconversar, está visto... :)

ana v. disse...

SOL + SAL = SUL!
O resto é paisagem...

Esqueça a Finlândia, Mike. Os belgas não são de fiar nas avaliações de felicidade, já que têm o país mais cinzento que já conheci! Sabem lá o que é felicidade...

Anónimo disse...

Well, all I can say is. Im hungry.

Arquivo do blog