28.5.08

Good luck Mr Gorsky.

Um primo da minha mãe, homem de fortes e inabaláveis convicções, morreu sem acreditar que o Homem tinha ido à lua. Viu as reportagens na televisão, viu as fotografias, leu artigos, mas nada o demoveu dessa convicção de que tudo não passou de uma burla norte-americana forjada em estúdios sofisticados, para afirmarem a sua superioridade tecnológica ao mundo. Quando lhe falavamos da Apollo 11 e de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar solo lunar a 20 de Junho de 1969, ele respondia, sem vacilar, que se tratavam de manobras fraudulentas da NASA. “Este é um pequeno passo para um homem, mas um passo gigantesco para a Humanidade”, até essa frase que se tornou célebre, era liminarmente refutada e considerada como uma trapaça de marketing bem engendrada. Não viveu o suficiente para ser confrontado com o tabu que o comandante da Apollo 11 manteve durante décadas, originado por outra frase, menos conhecida, e proferida por Neil Armstrong, na lua, no caminho de regresso à nave. Ainda no espaço, a NASA especulou sobre a frase, pensando tratar-se de um recado a outro astronauta, mas russo. Já em terra, quando confrontado pelo repórteres e jornalistas, limitou-se a sorrir. E o sorriso foi a resposta dada a jornalistas, durante algum tempo, sempre que a questão se colocava, até ser abandonada. A 5 de Julho de 1995, em Tampa Bay, e quase 30 anos depois, um repórter voltou a questioná-lo sobre o significado dessa frase e ele finalmente acedeu a responder. Mr. Gorsky já não era vivo. Neil Armstrong, para além de um homem que entrou para a História, foi, e é, um verdadeiro cavalheiro. Ah, a esposa de Mr. Gorsky também não era viva quando o tabu se desfez. Nem esta história faz com que acredite que a lua foi pisada pelo Homem, não é primo? Bem me parecia.

18 comentários:

ana v. disse...

Fantástica história, Mike! E não sei se o "young Armstrong" não decidiu ir à Lua só por solidariedade com o pobre Mr. Gorsky...
;)

fugidia disse...

lol lol lol lol lol

:-)))

(esperemos que lhe tenha... hã... sabido bem...)
;-)

ana v. disse...

Provavelmente foi à Lua também...
;)

Cristina Ribeiro disse...

Começar a manhã a rir é do melhor, Mike :)
E Amstrong não poderia ter estado melhor :)

Anónimo disse...

Ana, sabe-se lá... a solidariedade masculina tem dessas coisas... ;)

Fugidia, é caso para se dizer que o povo tem razão quando diz que pela boca morre o peixe... :)

Cristina, :)

Luísa A. disse...

Meu caro Mike, ainda bem que só agora sei desse tabu de Neil Armstrong. Se fosse na altura, também eu teria questionado a que «lua» tinha o rapaz aportado. ;-D

Anónimo disse...

(risos), Luísa. :)

O Réprobo disse...

Meu Caro Mike,
conhecia a história de Armstrong, que é deliciosa. Mas quanto ao Seu Primo, não estava sozinho - uma Velhinha transmontana inquirida há cerca de ano e meio no nticiário das 13.00H da RTP1 por uma jornalista jovem, quanto à ida do Homem à Lua, também respondeu com uma comiseração divertida pela inocência da piquena: "não foram nada, minha filha, isso é o que eles dizem".
E se, na volta, fossse tudo uma grande encenação? Isso é que era cá uma barraca!
Abraço. Eu ainda sou do tempo em que vi na TV o primeiro homem andar na Lua, em directo.

Anónimo disse...

E tem a certeza de que o que viu não era uma encenação Caro Réprobo? (risos)

ana v. disse...

Há quem diga que foi tudo encenado, por causa do vento na bandeira e da sombra, ambos sem razão de ser na Lua... será?

Anónimo disse...

Ana, encenado ou não, não foi com acenos que a esposa do Mr. Gorsky foi em cantigas... (risada)

ana v. disse...

Mrs Gorsky é, afinal, a principal responsável pelo êxito do programa espacial americano, mesmo sem o querer... que gesto nobre!
Anos mais tarde, uma outra americana continuou o trabalho da abnegada pioneira... a igualmente patriota Mónica Lewinsky.
LOL

Anónimo disse...

Ups, ignorância a minha... O Bill Clinton também era astronauta? Ah, só foi à lua... ;)

Anónimo disse...

Lembro-me muito bem dessa frase, lembro-me das considerações sobre algum astronauta russo, mas não sabia do desenlace da história.

ana v. disse...

Não sei se era astronauta mas parece que entrou em órbita... o pior foi depois, quando aterrou.

PSB disse...

Mike, a história do NA é um espectáculo e acredito que Mr. Gorsky lhe deve ter agradecido do coração, pedindo-lhe que repetisse a façanha sempre que lhe apetecesse. O Bill teve mais sorte. Não precisou que lhe partissem os vidros da WH nem que nenhum NA pusésse o pé na lua. Afinal, foi ele que o pôs na... poça.

Anónimo disse...

(valente gargalhada), Caro Pedro... :)
Abraço.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Arquivo do blog