12.5.08

Os passos da integridade.

Na vida há muitas formas de fazer as coisas, mas são poucas as posturas correctas perante ela. Sim, é verdade que errar faz parte da natureza humana, e ainda bem. Crescemos aos errarmos e jamais nos deveremos sentir diminuídos por isso. Também é verdade que o exercício de olharmos para nós, confrontando-nos com o insucesso, está longe de ser fácil e por vezes, se formos honestos, verificamos que não o conseguimos fazer por manifesta falta de coragem. Também faz parte da natureza humana, mesmo não desculpando a cobardia. Mas esse é um exercício que o tempo e a maturidade se encarregam de nos ensinar, numa aprendizagem por vezes cruel mas sempre gratificante e compensadora. A vida pode ser madrasta mas nós devemos mantermo-nos íntegros, numa troca que se afigura injusta em que a dádiva e a verticalidade não são, aparentemente, compensadas. E como agir numa situação idêntica? Abdicando dos nossos valores e princípios? Deixando de ser íntegros e verdadeiros? Disse-te que não, minha filha, e mantenho tudo o que disse. Vem isto a propósito de uma conversa com a mais velha sobre a vida em geral e sobre questões profissionais em particular, e cuja situação não difere de muitas que conhecemos. A verdade, pelos vistos, não compensa pai, e eu nem errei, apenas manifestei, transparentemente, os meus propósitos, expectativas e projectos. E assim estarei, a partir de Julho, a viver da tua mesada outra vez. Abençoada mesada que te voltarei a dar, que ela não paga a tua verticalidade, e sim bens materiais e algum conforto. Haverá porventura horas na tua vida em que o desafio e a decisão serão muito mais difíceis, mas o caminho da integridade que trilhares e que guiará os teus passos e a tua conduta, fará com que tomes a decisão acertada. Talvez a vida te torne menos transparente e cautelosa, mas isso é outra lição que aprenderás com ela. A verdadeira lição, aquela que interessa agora e sempre, foi a que deste a ti própria.

13 comentários:

ana v. disse...

Que orgulho deve estar a sentir neste momento, Mike! É tão verdade o que diz... essas é que são as lições preciosas na vida. Não será a atitude mais cómoda nem a mais rentável, mas é muito bom ver os nossos filhos serem verticais e corajosos perante a tentação do facilitismo. Parabéns, por ela e por si.

Anónimo disse...

Ana, ela sabe que nem sempre vai ser fácil, principalmente quando outros valores mais altos se levantarem. Mas espero que quando esses momentos chegarem, outros ainda mais altos se levantem. :)
Mas isto da mesada não vem nada a calhar (risos).

fugidia disse...

Sim, uma das lições mais importantes que o meu pai me ensinou: tenho coluna vertebral...

Parabéns à filhota.

P. S. A mesada, é que realmente... fica para outra (des)conversa...
:-)

PSB disse...

Mike
Estes são os exemplos importantes na Vida. São os Valores transmitidos pela educação, da boa, da que conta e que modela o carácter dos nossos Filhos, e que faz deles Homens e Mulheres sérios, honestos e íntegros.
Em boa hora tropecei nas suas (Des)conversas, que me têm permitido vir a descobri-lo a cada passo, em cada post ou comentário.
E digo-lhe que tem sido um prazer conhecê-lo.
Um abraço

cristina ribeiro disse...

Mike, antes ainda de ler o seu post venho convidá-lo para um desafio lá no «Estado».
Agora, com sua licença, vou ler :)

Anónimo disse...

Fugidia, ah a mesada, raios partam a porcaria da integridade e a coluna vertebral (gargalhada).

Anónimo disse...

Pedro, para mim tem sido um privilégio e, uma vez mais, agradeço as suas palavras.
Um abraço.

cristina ribeiro disse...

Depois de ler, só posso mesmo dar-lhe Parabéns!

Anónimo disse...

Cristina, obrigado. Mas na verdade não há razões para tal. Apenas passo o legado que os avós da minha menina deixaram ao pai dela. É tão simples como isso. :)
p.s. - e já me dei conta do desafio, ao qual respondo afirmativamente.

cristina ribeiro disse...

Simples? Quantos bons exemplos caem em saco roto...

CPrice disse...

.. às vezes não se trata de abdicar de nada Caro Mike, como acredito que sabe. Nem de princípios, nem de valores. E muito menos de integridade.
..às vezes não há como poder recorrer à ajuda familiar ..
Nada mais :)

Parabéns pelo legado que recebeu e tão bem sabe passar aos seus.
E parabéns a eles que o sabem reconhecer, receber e com ele aprender.

Anónimo disse...

Once, não posso deixar de concordar consigo. E agradeço as suas palavras :).
Um bom dia para si. :)

Unknown disse...

benditos pais e seus ensinamentos...benditos sois vos no mundo cao...perdoai-nos a falta de guita assim como nos vos perdoamos os sermoes sobre qualquer coisa que se assemelhe com mostarda no nariz...ha!...que lindo Mike...

a integridade eh relativa ao numero de pais disponiveis na altura?...a integridade eh uma compra de espaco consciente, karma, what goes around comes around...

...a preparacao para receber de volta eh a nossa chapinha de troca...o nosso stock na casa da moeda...

...a mesma integridade, hoje significa que nao muda amanha?

...e porque mudou?

...porque nao ha mesada?...porque nao interessa?

...porque compensa o objectivo?

...porque nao ha pai?

...hmm....muito relativa essa coisa de integridade...mas bem visto seja - sem ela pouco mais do que espermatozoides seriamos....

...ser inflexivel na integridade perdoa a oportunidade perdida?

sacrilegio...relativizar a integridade.

Arquivo do blog