6.6.08

Essa é a palavra.

Encaminhei-me para a sala de reuniões, cumprindo com pontualidade o horário previamente estabelecido. Esperava-me uma senhora de que um amigo, também publicitário, me tinha falado e que tinha despertado a minha curiosidade. Uma pessoa com uma vasta experiência na área da comunicação e cuja vocação estava orientada para a vertente estratégica, uma disciplina onde a pouca quantidade de profissionais é directamente proporcional à qualidade. Há poucos e nem sempre bons. Esperava-me uma senhora por quem o meio século de vida já tinha passado há uns anos. Agradou-me ver os muitos cabelos brancos que a dona não se preocupava em escondê-los. A intenção daquele encontro, assim lhe chamámos os dois pelo telefone, recusando-nos a apelidá-lo de reunião, era dar-me a conhecer a sua experiência e competências que tanta curiosidade me tinham causado. Ouvi mais do que falei e era esse o propósito. E ouvi, deliciado, histórias do seu início profissional na área da comunicação nos tempos do PREC, seguindo com atenção o impressionante currículo na vertente estratégica, onde colaborou com muita proximidade, na criação de marcas e produtos que todos conhecemos e com que nos relacionamos diariamente. Acho que quando a conversa, mesmo no âmbito profissional, se proporciona, os pais têm uma natural tendência em falar das suas experiências como progenitores, até porque os jovens são um grupo fulcral na nossa profissão. Esta conversa, porque a minha interlocutora era uma pessoa encantadora, extraordinariamente simples, de uma imensa riqueza humana e rara honestidade moral, não fugiu à regra, desviando-se do seu rumo e enveredando por um caminho gratificante. Quando nos referimos aos nossos filhos, habitualmente usamos palavras como o orgulho, respeito, amizade, amor, carinho, responsabilidade, paixão, alegria ou felicidade. Ao falar-me dos seus, dois rapazes já homens, ouvi-a dizer com simplicidade, ostentando um sorriso radioso e num tom de voz seguro e melodioso, que tinha tido e tem muito prazer com os seus filhos. Prazer com os filhos. Prazer, uma palavra que raramente oiço e digo quando me refiro aos meus, mas quando a escutei houve tantas, mas tantas coisas boas de que me lembrei, que por breves momentos me dei conta a divagar no prazer que tenho com eles. Sim, é essa a palavra.

14 comentários:

O Réprobo disse...

Meu caro Mike,
tanto nos habituámos a conotar o prazer com a intensidade paroxística e fucaz, que esquecemos os das vertentes associadas à duração, como os da Experiência de Quem admiramos, ou o do acompanhar do crescimento dos que amamos. De uma assentada o Meu Amigo deu-se conta deles. Não pode deixar de incluir este em lugar bem alto dos Happy Days.
Abraço

Anónimo disse...

Pode crer, Caro Réprobo. O episódio passou-se esta manhã e senti necessidade e vontade de escrever sobre ele.
Abraço.

fugidia disse...

Eu utilizo outras palavras, que terão o mesmo significado: deleite e delícia.
Delicio-me com as minhas filhotas...
:-)

Cristina Ribeiro disse...

Li deliciada o relato da conversa, e lembrei-me do post do João Távora, hoje no «Corta-fitas», sobre o prazer que dá manter uma boa conversa...

Anónimo disse...

Fugidia, e estou certo que elas se deliciam consigo. :)

Anónimo disse...

Cristina, acredita que me lembrei disso ao ler o post do João Távora no Corta-Fitas? :)
Foi uma óptima conversa a que tive hoje. :)

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

...eu por acaso uso a palavra também várias vezes , com várias conotações :-)


gostei de o ler!

Anónimo disse...

Grato, Júlia. :)

ana v. disse...

É, uma boa conversa com alguém especial pode ensinar-nos tanto! E às vezes até sobre um tema que não parece ter nada a ver... as conversas são mesmo como as cerejas.

Anónimo disse...

Hoje foi o caso, Ana. :)

Luísa A. disse...

Essa é a palavra, Mike, prazer. E são imensos os prazeres que tenho com o meu jovem rebento, apenas pontuados, aqui e ali, por algumas pequeníssimas ansiedades. Há até o prazer físico que tiro dos nossos seis abracinhos diários, prática (de que já falei, em tempos, à nossa Fugidia) que é muito recomendada por «induzir» calma, conforto, afecto ou, em suma, felicidade. :-)

Anónimo disse...

Luísa, :)
E não faz a coisa por menos, senhora mãe... é à meia dúzia. :)

nocas verde disse...

Prazer? engasguei-me agora :)

Prazer!!... que grande, grande palavra para uma mãe utilizar no que respeita aos filhos (e ainda por cima dois homens!!)

Uma boa semana pequenina para si!

Anónimo disse...

Nocas Verde, :)

Arquivo do blog