3.8.08

Filhos da Escola.

Um telefonema inesperado, atendido com relutância por se tratar de um número privado, fez com que andasse vinte seis anos para trás. Vinte seis anos que separavam mais de vinte homens, outrora jovens, que se conheceram quando a nação e o dever os chamou para prestarem o nada consensual, já naquela altura, serviço militar obrigatório. Se o serviço militar era obrigatório, o facto de termos sido todos, orgulhosamente, Fuzileiros Navais, deveu-se a um acto voluntário. Cada um de nós com as suas razões para termos sido voluntários numa tropa de elite. O Sam foi o principal responsável por termos jantado, ele que vive na Suécia desde que saiu da tropa, e para quem as visitas a Portugal são cada vez mais esporádicas. Falámos da vida que entretanto passou, das esposas, dos filhos, dos divórcios, dos empregos, das carreiras. Entre risos e gargalhadas relembrámos episódios e histórias passadas, como cadetes e futuros oficiais, durante a implacável e longa recruta de seis meses na Escola de Fuzileiros em Vale do Zebro. Afinal, e como um de nós fez questão de lembrar, somos todos “filhos da escola”, um nome carinhoso para quem passou por aquela Casa. Uma Casa onde se entra menino e sai-se homem, onde fomos levados e conhecer os nossos limites psicológicos e físicos, onde aprendemos o rigor, a camaradagem, a entrega e o espirito de equipa. Onde as experiências partilhadas pelos mais antigos, que conheceram a fronteira ténue da morte no Ultramar, nos deram uma perspectiva diferente da vida. Há mais de vinte anos que não dizia isto porque nunca encontrei compreensão e desisti de discutir o assunto. Tal como antes, hoje continuo a não esperar entendimento e manterei a minha recusa em discuti-lo. Apenas continuo a achar que nada substituiu o serviço militar obrigatório para as gerações de hoje. Ou melhor, algo o substituiu, mas algo incomparavelmente pior. Lembro-me bem dos argumentos contra, como se fosse hoje. Já não estamos em guerra, é um tempo perdido, cortam-se carreiras profissionais aos jovens, propaga-se uma mentalidade militarista, e por aí adiante. Tudo conversa fiada, de circunstância, sem conhecimento e politicamente correcta. Uma conversa que esquece a essência. A formação de homens. Os homens que muitos pais não formam, a escola também não o faz, a universidade idem, e a sociedade não está para aí virada, apenas se queixando que cada vez há menos homens, entre os seres do sexo masculino.

Há um ano atrás não consegui evitar um sorriso e escrever sobre isso, quando o Tomás Morais, responsável pela Selecção Nacional de Rugby que tanto orgulho devolveu aos portugueses quando participou no campeonato do mundo em França, decidiu que parte da preparação seria feita na Escola de Fuzileiros. Ele sabia que iria precisar de guerreiros mesmo em tempo de paz, que iria precisar de homens. E nesse campeonato, mesmo sem troféu, ao contrário de outros, também sem troféus, o país teve-os.

14 comentários:

ana v. disse...

Tenho mixed feelings em relação a este tema, Mike. Mas acho que percebo o seu ponto, e a verdade é que as novas gerações não estão preparadas para o sacrifício nem para uma vida dura, o que é dramático. Quando isso lhes acontece (e acontece a muita gente, mais cedo ou mais tarde) ficam completamente indefesos e incapazes de reagir.

Anónimo disse...

Entendo perfeitamente os seus mixed feelings, Ana. Mas o ponto é esse que tocou e foi isso que quis abordar. :)

Luísa A. disse...

Não sei se a tropa forma Homens com um H grande, Mike. E julgo que há «irracionalidades» na disciplina militar que me parecem desconformes com as exigências do desenvolvimento humano – o mental. Mas durante muito tempo atribuí-lhe o mérito de fomentar o espírito de companheirismo e de solidariedade que encontro mais exaltado nos homens e menos nas mulheres. Presumo que a vida de caserna tenha essa vantagem de quebrar tabus, reservas e até competições... (um pouco como as experiências de balneário?)... ;-D

Anónimo disse...

(risos)
Luísa, :D

fugidia disse...

Vou ser sintética, aqui.
Não tenho nada contra a sua (e de muitos outros) experiência, Mike.
Mas parece-me que se aprende a ser Homem COM, SEM OU APESAR do serviço militar...
:-)

Anónimo disse...

Ah mas nisso estou inteiramente de acordo, Fugida. Mas como para se aprender é preciso ter vontade ou, se não se tiver vontade, é preciso quem ensine. Eu, e apenas eu, acho que o serviço militar que fiz, ensinava. Ao ser abolido, é menos uma coisa onde se aprendia alguma coisa. :)

José, o Alfredo disse...

Eu até devia ficar calado, especialmente neste assunto, porque só fiz um dia de tropa. O dia da inspecção.

Mas calha que um dia destes ouvi uma afirmação bem mais radical. Quem disse foi o José Miguel Júdice. Diz ele que, para efeitos de formação do indivíduo, nem era a tropa que devia ser obrigatória: era a prisão. Assim mesmo. Toda a gente devia ir presa (calculo que também se aplicasse às mulheres), por exemplo, quando acabasse o 12º ano.

Também não posso confirmar isto porque já fui detido, até mais que uma vez, mas nunca fiquei dentro.

Anónimo disse...

Então já somos dois, que eu também já estive detido, apesar de nunca ter ficado dentro. ;)
Quanto à cadeia, acho que o senhor que disse isso devia começar por dar o exemplo. É que entendo que na cadeia não se formam homens, é mais deliquentes. Mas enfim, quem sou eu para afirmar isso...

fugidia disse...

Detidos, os dois?
Xiiii, por onde eu ando a navegar, safa!
E detidos porquê?
Que tal um postezinho sobre o assunto?
(para acalmar os nervos de uma cidadã exemplar? - risos abafados)

Anónimo disse...

Não posso falar pelo José, que poderá sentir-se livre para aqui desconversar sobre o seu caso.
E não falarei do meu caso, quanto mais um post... safa! (risos)

José, o Alfredo disse...

Sem o meu advogado por perto prefiro não entrar em mais pormenores, mas posso adiantar que as minhas detenções são todas muito anteriores ao Caso Maddie.

fugidia disse...

lol lol lol

(ora bolas, e eu na esperança que se descosessem... humpfrrrr)
:-)

Tâmarinha disse...

Ainda bem que o Sam te ligou... o PP fica tão "fofo" quando não estás... (;*

E eu concordo que é bom às vezes as pessoas passarem por essas experiências.. digo às vezes porque nem todos somos iguais e há quem fiquei muito marcada com esses episódios!

Anónimo disse...

Hum... vou adoptar esse truque filhota... (risos)... olha, o Rui telefonou-me para irmos jantar... (mais risos)
E olha filha, é suposto esses episódios marcarem as pessoas... :)